Filmes Sobre Hackers

Dez filmes sobre hackers que valem a pena assistir!

Os melhores filmes sobre hackers

Vou dividir este post sobre: filmes sobre hackers em dois, o primeiro será do #10 ao #6 e o segundo do #5 ao #1. Bom proveito, espero que gostem.

Nos últimos anos, Hollywood tem dado uma atenção maior aos filmes sobre hackers. Com hackers aparecendo em vários gêneros de filmes. Isso pode ser bom e ruim para a nossa profissão. Como se sabe, a forma que Hollywood decidir retratar nossa profissão é como a maioria das pessoas vai entende-la.

A boa notícia é que nem todos os filmes sobre hackers de Hollywood retratam os hackers negativamente, apesar da percepção esmagadora, pelas pessoas, que a nossa profissão é algo mal-intencionado.

Na tentativa de determinar os dez melhores filmes sobre hackers, tentei mostrar apenas aqueles filmes em que as pessoas estão realmente entrando nos computadores de outras pessoas ou empresas, para o bem ou mal. Muitas vezes, se incluem neste gênero qualquer filme que tenha pessoas com computadores como um "filme sobre hacker." Na minha definição de um filme de hackers, alguém deve estar usando habilidades avançadas para acessar o computador de outra pessoa, sem o seu consentimento ou conhecimento, para o bem ou para o mal.

Além disso, foram avaliados os filmes sobre hackers baseados na trama, atuação, direção e, mais importante, como eles retratam os hackers. Foram dados pontos extras para os filmes que retrataram os hackers como os "mocinhos", que tem hackers do sexo feminino, e ainda mais pontos se as técnicas usadas representam algo próximo da realidade. Sem mais delongas, seguem os melhores filmes sobre hacker na minha opinião.

#10 - Takedown (Caçada Virtual)

Takedown (também conhecido como Trackdown) é um filme de um relato ficcional e sensacionalista do rastreamento e captura de, provavelmente, o hacker mais famoso dos EUA, Kevin Mitnick. Baseado no livro e escrito por seu rival, Tsutomu Shimomura, a história tende a glorificar Shimomura. Mitnick operado nos anos 1980 e 90, finalmente, foi para a prisão por alguns anos. Agora, ele é um consultor de segurança de TI, palestrante e escritor muito bem pago.

Este filme tem valores baixos de produção, apesar de ter alguns atores relativamente bem conhecidos (Skeet Ulrich, Tom Berenger, e Amanda Peet, entre outros). Não espere para aprender muito sobre hacking neste filme, embora, com quase 1 hora e 36 minutos é uma história sobre rastrear Kevin Mitnick, como o FBI e Shimomura procuram por ele em todos os estados.

#9 - SwordFish (A Senha)

Em Swordfish, Hugh Jackman interpreta um aposentado, hacker de elite que foi solto após um longo período na prisão e agora está trabalhando nos campos de petróleo e vivendo em um trailer. Ele é abordado por uma pessoa do crime organizado interpretado por John Travolta, e é forçado a fazer um último trabalho hacker contra a sua vontade.

Infelizmente, o trabalho de hacking é longe da realidade. O personagem de Jackman é visto violando sistemas altamente seguros dentro de segundos, enquanto objetos geométricos aparecem em sua tela. Muito pouca representação do trabalho duro real que hackear exige é visto, e eles fazem com que pareça um jogo de computador.

A parte mais memorável do filme é a cena de topless de Halle Berry. Embora ele não tem nada a ver com a hacking, faz este filme sobre hackers memorável.

#8 - The Italian Job (Uma Saída de Mestre)

Embora os MINI Coopers sejam realmente as estrelas de The Italian Job (um remake do filme de 1969 de mesmo nome). Seth Green é Lyle, um hacker de um grupo de ladrões de elite, que são capazes de manipular sinais de trânsito, entre outros dispositivos. Poderia estes hackers terem usado o Shodan para identificar e auxiliar em hackear esses dispositivos?

Apesar o filme não ser fiel nos detalhes, ele retrata o "hackear" com algum realismo. Eu realmente gosto do conceito de que todos os dispositivos digitais são suscetíveis a hackers, não apenas os sistemas de computador.

#7 - The Fifth Estate (O Quinto Poder)

The Fifth Estate é uma historia não autorizada de Julian Assange e o WikiLeaks. Cumberbatch desempenha um Assange acreditável como um egoísta, idealista que está a fim de mudar o mundo. Poucos americanos sabem que Assange é um hacker famoso (ou infame) em seu país nativo da Austrália. Ele invadiu o Pentágono, Citibank, NASA, e da Universidade de Stanford, entre outras facilidades, antes de ser capturado.

WikiLeaks foi fundada para fornecer um lugar seguro para denunciantes tornarem as informação secretas disponível para o mundo. Essas informações revelaram as más ações de governos poderosos. Eles foram responsáveis pelos vazamentos referentes aos abusos militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão, assim como em outros lugares.

Embora pouco de hacking acontece neste filme, é um filme importante para a comunidade de hackers, pois mostra como o hacking pode potencialmente mudar a história do mundo, como eu tenho certeza que ele vai.

#6 - Ghost in the Shell (O Fantasma do Futuro)

Ghost in the Shell é um filme sobre hacker no estilo anime japonês clássico, que descreve um futuro (provavelmente de meados de século 21) em que os seres humanos são parte carne e sangue e parte biônico. Muitas pessoas têm cérebros cibernéticos que são parte matéria cinzenta e parte eletrônico. Este cybercérebro aumenta as suas capacidades cognitivas e lhes permite conectar em redes maiores. Este é um conceito intrigante que é susceptível de se tornar realidade em um futuro muito próximo.

A história é sobre uma força-tarefa de operações especiais que é parte-polícia e parte-militar. O personagem principal é a policial feminina, cujo corpo foi destruído quando ainda menina e foi substituído por um corpo biônico. O hackear neste conto futurista é a variedade mais maliciosa de hacking, o hacking da mente humana.